terça-feira, 25 de setembro de 2012

Menos-valias



Tive, por um instante, uma como revelação:
Vender-me – nem mais! -, mas a bom preço!
Por exemplo: se vender aquilo que eu pareço
É seguro que, mesmo tendo em conta a inflação,
Arrecadarei, p’ra meu gáudio, bela maquia.
Afinal, trata-se, em todo o caso, de ser vivo,
Embora, aviso já!, eu não passe o recibo
Correspondente à transacção, mas nem franquia!,
Porquanto se fora de mim tenho vivido
E este vulgar existir sempre foi espécie de cela,
Que seja adepto da dita economia paralela
Não deixará o incauto cidadão compungido
Por me furtar a obrigações de natureza fiscal.
O que fui deixou por ser ainda muito de sobra,
Mas um homem vender-se é como à banha da cobra:
Ter jeito pro negócio – e muita lábia! – é quanto vale,
E o resto são coisas de bem somenos importância.
Vendo-me, pois sim!, quer avulso ou a retalho,
E se for por inteiro, então ainda menos me ralo,
Com direito, p’ra remate de stock, a traumas de criança
E às mulheres que eu, enfim, desamei de tanto amar!...
‘O que é demais é doença’ -  sempre meu pai mo disse,
Mas eu raras vezes, oh tão poucas!, subi à superfície
Para encher os pulmões desse tão precioso ar
Da razão. Parece que vivi sempre em apneia,
Mergulhado em mim mesmo, num qualquer abismo
Em que, ainda hoje, volta e meia, cismo –
Mas isto não é bom que se saiba ou se leia,
Pode dar-me cabo da potencial clientela.
Há, em suma, que vender-se o que não se é,
Mostrar-se católico, mesmo sem pinga de fé,
Ou, achando-a enfadonha, gritar que ‘a vida é bela’
E que vale bem a pena desfrutar, ser vivida,
O que, no meu caso, é exactamente assim,
Pudesse haver outro que a vivera por mim!
Mas pronto, chega! Chega de considerações existenciais,
Chega de estar aqui, feito penitente, a cuspir pró ar.
Negociemos: isto é preço de feira, é pegar ou largar,
Senhoras e senhores, cheguem-se à frente, quem dá mais…?

El Rey Ninguém


Nota: foto da autoria de A. Jorge Caseirão (in "Fotografia: Retrato. Fidalgos, Galgos e Pardais...").


Sem comentários:

Enviar um comentário