domingo, 9 de setembro de 2012

Curriculum Bitaite (Parte I)


Oh meu Deus, da maneira que isto vai
o melhor é refazer o curriculum vitae,
p’ra melhor enfrentar as contingências
de um mercado onde as equivalências
têm, que o estudar, um bem maior valor.
Eu cá não ando à caça de cunha ou favor,
a questão é bem mais simples e linear,
e, por razões éticas, eu passo a explicar:
estive há dias no Centro de Emprego,
no meio de quanto desespero e desassossego,
e depois de cruzar, não incólume, a Via Ápia,
deram-me um papel cheio de prosápia,
o qual, chegando aos meus reais aposentos,
li com atenção e variados sentimentos,
como quem lê uma lista de apontamentos
equivalentes a uns outros tantos tormentos.
Mas isto foi, tão-somente, a reacção inicial,
porque de imediato me lembrei: “Isto é Portugal,
Terra das Oportunidades (para os Chico-Espertos…),
e como o NÃO e o VOLTE AMANHÃ são sempre certos,
a tristeza e o desencanto são veleidades
a que não me posso entregar. Oportunidades –
é isto que estará muito bem oculto
no dito documento. Eu é que sou estulto
e não vejo estas coisas instantaneamente.
Desta vez, vou agir de maneira diferente,
não vou fazer parte do grupo de tontos,
vou seguir, à letra, um dos pontos,
nomeadamente o que ostenta, em epígrafe,
“Diligências.” Não posso é ir ao polígrafo,
senão ainda hesito, dá-me o tremelique,
coisa assim… O melhor é que simplifique,
vou só dizer verdades, assim, tal e qual!
“Criação de emprego ou nova iniciativa empresarial” –
é o que lá diz, e eu vou seguir à risca,
até porque já tenho um cargo em vista,
que é garante de emprego, por um lado,
e, por outro, de me tornar empresário consumado:
vou candidatar-me a boy de um partido!
Para estes, o tacho é sempre garantido,
e mesmo quando saem do poleiro
logo lhes arranjam um posto altaneiro
numa qualquer empresa, fazendo papel de mono,
pois embolsam milhões, sem fazer ponta dum corno!...

(TO BE CONTINUED)
 
El Rey Ninguém

Nota: foto da autoria de A. Jorge Caseirão (in "Fotografia: Retrato. Fidalgos, Galgos e Pardais...").

Sem comentários:

Enviar um comentário