quinta-feira, 5 de abril de 2012

Amanhã é Sexta-Feira


Cristo, amanhã é Sexta-Feira, dia sagrado,
Mas eu tenho um desejo em mim guardado
Que tu, com certeza, muito apreciarás:
Não terás que suportar Judas ou Barrabás,
Mas só e apenas – e escuta o que te digo –
Trocares, por favor, de lugar comigo,
Porque, não sei, mas soa-me que crucifixão
É preferível a viver, assim, nesta nação…
Sei que enfrentaste a cruz sem medo,
Mas tu tinhas Pilatos, e eu tenho Pedro,
E os seus Passos não são os da Paixão,
Mas sim os não sei quantos Passos da Desilusão!
Entre o seu feitio e o de Judas, há certas comunhões,
Embora aquele nos tenha vendido aos milhões,
E este, coitado, vendeu-te por uma bagatela,
Tanto que, arrependido, se dependurou pela goela.
Estás a ver, Cristo, como ficas a ganhar?
Eu, se fosse a ti, trocava já de lugar!
Olha que se não é parecida, é quase a mesma
Esta situação a que uns chamam quaresma,
Porque eu também sofro longa, extrema penitência,
Designada, ao que sei, por Programa de Assistência,
E se por 40 dias, 40 noites jejuaste pelo deserto,
Eu jejuarei ainda por 40 anos, é o mais certo,
A sonhar com esse tempo dos contos de réis…
Olha que assim conquistas mais fiéis.
Olha para mim: o meu ventre já não sangra,
Mas, como tu, também já ando de tanga,
E já sofri, na pele, chicotadas dolorosas,
Como quando o banco avançou c’ as penhoras
E o senhorio pediu renda de não sei que mês…
Meu sacrifício sobrepuja o teu, como vês,
E não transmitirá tanta dor teu sudário
Como a que exprimo ao ver minha folha de salário!
Oh!, não fiques aí assim, de braços abertos, moribundo,
Desce daí e toma o meu lugar neste mundo!
Talvez Deus me tenha abandonado, por que razão não sei –
Terá sido algum imposto que não paguei?!
Algum subsídio de que eu não prescindi?!...
Cristo, por favor, troca comigo, eu estou aqui,
Caído, de esperança já não tenho sequer um pingo…
Ahn?, o que dizes? OK, está bem. Falamos então no Domingo…

El Rey Ninguém
(colocando o lugar à disposição do Messias)

Sem comentários:

Enviar um comentário